Conheça 12 Novidades do WHMCS 7.7

WHMCS 7.7 beta

No dia 19 de Dezembro a WHMCS anunciou em seu blog a liberação da versão 7.7 beta do seu CRM apresentando algumas novidades que vamos listar. Conheça as 12 novidades do WHMCS 7.7.

1 – Nova area do Marketplace

O WHMCS 7.7 introduziu uma nova forma de buscar os módulos e integrações disponíveis no WHMCS Market Connect. Agora com uma navegação mais intuitiva e opções diretas, você pode buscar e instalar os módulos adicionais que vem disponibilizados pelo WHMCS de forma mais simples.

Esta nova area de módulos do marketplace inclui todos os apps e integrações nativas do WHMCS assim como alguns aplicativos de parceiros para revenda de seus serviços como Digicert, Code Guard e SiteLock e etc.

2 – Atualizações no sistema de Busca Inteligente

O WHMCS 7.7 tem um novo visual para o sistema de pesquisa inteligente. Foram implementados alguns recursos que há tempo eram solicitados pela comunidade de utilizadores como o search as you type, ocultar resultados de clientes inativos e melhor layout dos resultados apresentados, além ta possibilidade de expandir os resultados quando mais de 10 resultados forem encontrados.

3 – Widgets do dashboard reorganizáveis

Agora será possível a partir de versão 7.7 do WHMCS reorganizar os widgets do dashboard para priorizar as informações que são mais importantes para você. As preferências de exibição de widget são salvas com seu perfil de administrador para que as configurações persistam entre as sessões de administração e em todos os dispositivos.

4 – CodeGuard Website Backup

O WHMCS disponibilizou mais um aplicativo para revenda de serviços integrados, o CodeGuard Website Backup. Esta nova integração permitirá a você oferecer o serviço de backup de websites automatizado diretamente em seu painel. Para saber mais sobre o CodeGuard Website Backup acesse a página da documentação.

5 – Armazenamento de arquivos no Amazon S3

Voltando suas atenções para desenvolver um ambiente de Alta Disponibilidade, a WHMCS disponibilizou duas ferramentas importantes que caminham para este objetivo que são a gestão de sessões via banco de dados e o armazenamento externo de arquivos no Amazon S3.

O novo sistema de armazenamento da versão 7.7 do WHMCS permite a você configurar o upload de arquivos para um serviço de armazenamento de objetos Amazon S3 ou qualquer outro provedor de serviço de armazenamento compatível com S3 para melhorar a confiabilidade e escalabilidade do WHMCS.

6 – Ocultar clientes inativos

Em listas de páginas suportadas e resultados de pesquisa, os clientes inativos serão ocultados por padrão para tornar mais fácil e rápido o gerenciamento, a navegação e a pesquisa de clientes, restringindo os resultados aos resultados mais relevantes primeiro.

Este é um pedido antigo aberto em um tópico de solicitação que levou 6 anos para ser implementado :(, mas finalmente o time do WHMCS atendeu!

Os menus suspensos do cliente também foram atualizados para agrupar os clientes ativos e inativos assim como foi introduzido um botão de alternância que permite exibir os clientes inativos quando necessário. Para saber mais leia a documentação Hide Inactive Clients.

7 – Captcha invisível

No WHMCS 7.7 foi disponibilizado o reCAPTCHA Invisível em locais adicionais, incluindo a verificação de domínios, a página de envio de tickets, formulário de contato e nas páginas de login. Foi introduzido na administração um controle melhor de quais páginas exigirão o captcha.

O reCAPTCHA invisível foi projetado para ser transparente para a maioria dos usuários e, ao mesmo tempo, proteger contra bots e envios automatizados. Somente quando o Google detectar comportamento ou tráfego suspeito, será apresentado um desafio de captcha.

Esta também era uma solicitação antiga da comunidade de utilizadores. Para conhecer mais acesse a documentação Google reCAPTCHA do WHMCS.

8 – Nova configuração de impostos e Campo Fiscal

Talvez um dos recursos mais aguardados (por mim rs) no WHMCS 7.7 seja o novo campo fiscal, que introduz um campo pré-definido chamado tax id que permite salvar os dados fiscais do cliente, como CPF ou CNPJ de forma padronizada.

Até então não existia um campo no WHMCS que permitisse salvar o CPF ou CNPJ de clientes ou entidades, exigindo a criação de um campo personalizado do cliente para que servisse como tal, não permitindo uma maior interoperabilidade entre integrações.

A opção Vat Settings visa atender as necessidades de empresas sediadas na região da União Européia, que implementa o VAT, mas pode ser facilmente configurado para atender o uso de CPF ou CNPJ por empresas brasileiras.

Para conhecer mais sobre esta novidade acesse a documentação Tax Configuration em https://docs.whmcs.com/Tax_Configuration

9 – Novo Sistema Anti-fraude

O WHMCS 7.7 trouxe uma nova integração para o recurso de anti-fraude com o serviço FraudLabs, que possuí plano gratuito permitindo integrar uma camada a mais de segurança nas suas vendas. O FraudLabs realiza a validação de fraude usando elementos como geolocalização, proxy, email, cartão de crédito, velocidade de transação e outros para identificar pedidos fraudulentos antes que o pagamento seja feito.

Acesse o site da FraduLabs e crie sua conta gratuitamente. Para integrar este recurso no WHMCS 7.7 acesse a documentação no link https://docs.whmcs.com/FraudLabs_Pro.

10 – Novos portais de pagamento

Foram introduzidos dois novos portais de pagamento oficiais no WHMCS 7.7, GoCardless e BitPay.

O mais relevante para os utilizadores brasileiros do WHMCS é o portal de pagamento BitPay, que permitirá receber pagamentos no WHMCS através de criptomoedas como BitCoin e BitCoin Cash através do gateway BitPay.

Para saber mais sobre a integração com BitPay acesse https://docs.whmcs.com/BitPay

11 – Monitoramento de SSL

Com a nova ferramenta de monitoramento de SSL implementada no WHMCS 7.7 você poderá monitorar o status e validade dos certificados SSL do seu cliente diretamente no painel de administração, assim como seu cliente pela sua visão no painel.

Este recurso é um excelente bônus para empresas que comercializam certificados SSL através do WHMCS e conseguirão de forma simples mostrar o status para renovação do SSL. Coisa que poucos fornecedores de SSL disponibilizam para o revendedor.

Para saber mais sobre o recurso de monitoramento de SSL acesse https://docs.whmcs.com/SSL_Monitoring

12 – Suporte a sessões no banco de dados

Na linha de facilitar e dismistificar a operação do WHMCS em alta disponibilidade, a versão 7.7 do CRM incorporou a possibilidade de configurar a gestão de sessões pelo banco de dados.

Como este recurso, mais o armazenamento externo via Amazon S3, permitirá que você use as configurações do WHMCS de modo a balancear as cargas de recursos em alta disponibilidade.

Para conhecer mais sobre este recurso acesse a documentação em https://docs.whmcs.com/Sessions, para conhecer um pouco mais sobre o WHMCS em alta disponibilidade veja este post.

Conclusão

A versão beta do WHMCS 7.7 trouxe boas melhorias e correções de alguns bugs, ferramentas que poderão ajudar no dia-a-dia da gestão dos serviços e clientes. Também foram realizados alteraões no tema Six e no formulário Standard Cart.

Mas a cereja do bolo foi a inserção de um campo padrão para armazenar o CPF ou CNPJ dos clientes, pois isto poderá facilitar para que o mercado brasileiro de integrações com o WHMCS o lançamento de módulos que melhorem a automatização das questões fiscais e padronize a higienização e validação destas informações no padrão Brasil.

Changelog

  • 20 novos recursos;
  • 87 correções;
  • 41 alterações nos módulos;
  • 1 alteração nos addons;
  • 12 alterações na API;
  • 3 alterações nos idiomas.

Links e referências

Andre Luiz Bellafronte

André Bellafronte é desenvolvedor de softwares, empresário e publicador de conteúdos nas horas vagas. Acredita que o conhecimento deva ser compartilhado livremente.

Você pode gostar...