O que é schema.org ?

(Last Updated On: 23/01/2015)

Algumas vez você se deparou com um resultado de busca parecido com isso?

2001 a space odyssey   Pesquisa Google

Resultado de pesquisa do Google com marcação de dados

Além das informações que estamos acostumados a ver em um resultado, como título e descrição, temos uma classificação, nota média dado ao filme em questão e a quantidade de votos.

Isso é o schema.org.

schema.org é uma colaboração feita entre o Google, a Microsoft e o Yahoo! para melhorar a Web, criando um esquema de marcação de dados estruturados apoiados pelos principais mecanismos de pesquisa. A marcação na página ajuda os mecanismos de pesquisa a compreender as informações que constam nas páginas da web e a fornecer resultados melhores. Um vocabulário de marcação compartilhado torna mais fácil para os webmasters decidir sobre um esquema de marcação e aproveitar ao máximo os benefícios de seus esforços.

Ter um vocabulário único e sintaxe de marcação que é suportado pelos principais mecanismos de pesquisa significa que os webmasters não têm que fazer trocas com base em qual tipo de marcação é suportado por qual mecanismo de pesquisa. schema.org suporta uma grande variedade de tipos de item, embora nem todos já sejam usados ​​para criar rich snippets. Com o schema.org, os webmasters têm um único local onde podem aprender sobre marcação de diversos tipos de item, os mecanismos de pesquisa recebem informações estruturadas que ajudam a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa e os usuários obtêm melhores resultados de pesquisa e melhor experiência na web.

Por que marcar meu conteúdo com o schema.org (rich snippets)?

Os mecanismos de pesquisa usam a marcação na página de diversas formas. Por exemplo, o Google a usa para criar rich snippets nos resultados de pesquisa. Nem todos os tipos de informações do schema.org serão utilizados nos resultados de pesquisa, mas, com o tempo, a tendência é que mais informações sejam incorporadas aos resultados de pesquisa. Além disso, como a marcação pode ser acessada publicamente em suas páginas da web, outras organizações podem descobrir novas formas interessantes de usá-la também.

A marcação aumentará meu ranking na pesquisa?

Em teoria não. Por exemplo, o Google não concede um melhor posicionamento da sua página apenas por conter rich snippets do schema.org. Mas como ele auxilia na relevância das informações nos resultados de pesquisa, alinhada a um bom conteúdo, a probabilidade de você ficar entre os primeiros resultados (e consequentemente receber mais cliques) aumenta.

Qual conteúdo posso marcar com o schema.org?

Quase qualquer formato de conteúdo. Desde a quantidade de comentários em um artigo do seu blog até um prontuário médico, passando por coordenadas de posicionamento. Mas é claro, ainda nem todos os conteúdos possíveis de marcação no schema.org serão reconheidos pelo google mecânismo de pesquisa. Atualmente é possível marcar:

  • Pessoas
  • Eventos
  • Avaliações
  • Produtos
  • Receitas
  • Trilhas de Navegação (breadcrumbs)

Quer explorar todas as possibilidades? Acesse o site oficial do schema.org e desvende toda sua documentação!